domingo, 14 de outubro de 2012

Cabazes de Natal

Para começar o meu blog nada melhor do que falar sobre um tema que está a aproximar-se pouco a pouco: o Natal!
Com esta crise toda e com as coisas a terem tendência para ficar pior, nada melhor do que economizar nas prendinhas de Natal.
O post que vou colocar é sobre as prendas de Natal do ano de 2011. Após a minha crise de meia-meia idade, lá convenci a minha mãe a prepararmos cabazes de Natal. Fui procurando e procurando por receitas e ideias que fossem fáceis de fazer. O resultado final foi este...



Para ajudar vou colocar aqui as receita que seguimos...

Doces


Aqui não vou deixar nenhuma receita. Os doces é algo que se pode encontrar facilmente na Internet, havendo sempre uma receita que agrade. O sabor é apurado fazendo ao longo do ano com fruta de determinadas épocas  e que se vai tendo em excesso; depois é só criar etiquetas originais para colocar o nome do doce e fazer ums "cobre tampas" para colocar na tampa. No meu caso fiz de crochet mas também há a possibilidade de se usar papel, tecido ou celofane... É só dar largas à imaginação!


Baileys Caseiro

No Baileys a receita que utilizei encontra-se aqui. O Baileys vai depender da tolerância que cada um tem ao álcool... Eu adulterei um pouquinho a receita para ficar menos forte e mais docinho, colocando um pouco mais de chocolate e não enchendo a lata de leite condensado até cima. Mas como digo cada um depois pode acertar o ponto que mais lhe agrade!


Azeite Aromatizado

No ano passado tivemos pessoas que nos ofereceram grandes quantidades de azeite e por isso aproveitámos. Num garrafão de água de 5L bem limpo e seco, colocámos o azeite e acrescentámos dentes de alho, louro e alecrim em rama. Deixámos repousar durante cerca de 3 meses para ganhar o gosto e depois colocámos nas respetivas garrafas, onde se colocou um ramo de alecrim para enfeitar.


Sal aromatizado

Do sal aromatizado fizemos duas variantes:  uma com pimenta e outra com oregãos. Utilizámos flor de sal por ser mais saudável. Utilizando um triturador, colocámos metade do sal (cerca de 250g) juntamente com o respetivo "sabor", triturou-se um pouco, após o qual se adicionou o resto do sal sem ser triturado. Misturou-se e reservou-se nos respetivos frasquinhos.


Açúcar baunilhado

Para fazer açúcar baunilhado caseiro, tudo o que precisam é de um frasco, açúcar branco e uma vagem de baunilha. Coloquem a vagem de baunilha aberta ao meio no frasco e cubram com açúcar. Depois é só fechar o frasco e deixar ficar um ou dois meses para ganhar o sabor.
Esta receita retirei do livro "Feito em Casa" de Joana Roque.




Capuccino Caseiro

A receita de capuccino foi uma das que teve mais sucesso, quer em casa quer de quem recebeu.... a receita retirei de um dos blogs da famosa Joana Roque, de quem gosto muito de seguir ideias e receitas. A receita pode ser encontrada aqui. Com umas bolachinhas e uma chávena de capuccino as nossas noites de Inverno ficam muito mais acolhedoras!

Ainda existem muitas mais opções para se experimentar mas isso ficará para um outro ano!



Sem comentários:

Enviar um comentário